Nota de esclarecimento da Sociedade Brasileira de Hipertensão
27 de junho de 2022 às 14:27
Em 23/06/2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma determinação para a interdição e recolhimento de lotes de medicamentos com o princípio ativo losartana. O losartana é medicação indicada para o controle da pressão arterial e também usada para pacientes com insuficiência cardíaca. Esta é uma medida preventiva da ANVISA devido a detecção da impureza “azido” acima dos limites de segurança aceitáveis no princípio ativo losartana em alguns lotes do medicamento. Essa impureza pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico e tem potencial de provocar mutações celulares quando presente em quantidade excessiva.
Desde setembro do ano passado, a ANVISA e outras agências reguladoras em todo o mundo, tem monitorado a presença destas impurezas e atuando junto das indústrias farmacêuticas para a segurança dos usuários.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) acompanha de perto estes monitoramentos, e ajuda a orientar a população em geral, e os profissionais de saúde sobre como proceder frente à iniciativas da Anvisa quanto a retirada de medicamentos.
Salientamos que o tratamento da hipertensão arterial não pode ser interrompido sem orientação médica devido aos riscos de complicações como o acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio.
Assim a SBH reforça as orientações da ANVISA:
1 – Os indivíduos que utilizam o medicamento losartana não devem interromper o tratamento sem orientação médica.
2 – Os usuários dos lotes que serão recolhidos devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório (informações na embalagem) para se informar sobre a troca por outro lote, mas devem manter o tratamento até receber o outro lote de medicamento.
Uma das principais missões da SBH é manter informações atualizadas aos profissionais de saúde e à população para manter os melhores cuidados com a pressão arterial e a saúde em geral.